domingo, 30 de outubro de 2011

Efeito Estufa


Efeito Estufa




Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Apesar de o efeito estufa parecer algo ruim pra nos seres humanos, ele é um evento vital para a prosperidade da raça humana e de todos seres vivos da terra. O efeito estufa é tão importante assim pois ele é quem impede que a terra esfrie muito, o que acarretaria a extinção da maioria das espécies vivas no planeta terra. Contudo nos últimos anos estudos realizados por  pesquisadores e cientistas vem mostrando que as ações antrópicas (ações do homem) tem causado o agravamento desse processo, com a emissão de gases na atmosfera, principalmente a emissão de dióxido de carbono (CO2).





O dióxido de carbono é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos movidos à gasolina e óleo diesel. Porém esse não é o único modo de propagação do CO2, que também é liberado com muita intensidade nas queimadas de florestas, pastagens e lavouras.
Com o grande aumento da emissão de gases que vão para a atmosfera, certamente a temperatura terá um aumento de aproximadamente 2ºC em um curto período de tempo. Se as emissões desses gases não diminuírem e continuar em crescimento como vem acontecendo, causarão graves mudanças em nosso planeta, as principais são:
• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem.
Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário